Governo Provincial do Bengo
Província

Instituto Geogebra inova no ensino da matemática


Uma vez instalado, prevê-se a replicação das acções de formação aos professores de matemática das 18 províncias do país.



 



A funcionar nas instalações da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), o Instituto Geogebra tem o propósito de promover o seu uso nos diferentes níveis do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e  desenvolver um projecto de formação de formadores em Geogebra.



 



O Geogebra é um software de Matemática dinâmica que junta geometria, álgebra, cálculo, Matemática descrita, programação, probabilidade e estatística, desenvolvido para aprender e ensinar Matemática nas escolas de ensino de base até ao nível superior.



 



Para o desenvolvimento deste projecto, a Escola Superior Pedagógica do Bengo contou com o apoio do Governo do Bengo, da Organização dos Estados Ibero-americanos, do  Instituto Superior Politécnico do Porto (Portugal) e da Universidade de Cabo Verde.



 



Ao falar na cerimónia de abertura do instituto, o primeiro do género em Angola, Eugénio Silva ressaltou a importância da formação contínua de professores de Matemática, por ser uma acção que se junta a política nacional de educação e conta com o apoio do Ministério da Educação.



 



O director-geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), João Ima Panzo explicou que a instalação do instituto é consentânea com os objectivos plasmados no plano nacional de formação de quadros e com o desejo do governo provincial de diversificar a oferta formativa no domínio das engenharias e tecnologias.





 



O vice-governador provincial do  Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Domingos Guilherme, sublinhou que a criação do instituto reforçar as competências técnicas dos professores.





 



anop