Governo Provincial do Bengo
Economia

Cooperativa Coanacang prevê colher duas mil toneladas de produtos diversos


Duas mil toneladas de produtos diversos deverão ser colhidas na campanha agrícola 2018-2019, pela cooperativa "Coanacang", da localidade dos Libongos, município do Dande, província do Bengo, contra as 1.400 toneladas da campanha anterior.



A previsão foi avançada quinta-feira 20, na localidade, pelo presidente de Direcção da cooperativa “Coanacang”, José Dias, que explicou que o incremento da produção resulta da regularidade das chuvas que se abatem na região, bem como da aposta e força de vontade dos cooperadores em desenvolver a actividade agrícola.



A cooperativa produz predominantemente a banana, mandioca, milho, batata-doce, batata-rena, laranja, tangerina, abacate, ginguba, feijão e beringela que têm contribuído para melhorar a dieta alimentar das populações.



Disse que a cooperativa tem encontrado muitas dificuldades para escoar o excedente da produção para os centros comerciais por falta de transporte, associado com a degradação das vias de acesso.



Apelou os bancos comerciais no sentido de estudarem mecanismo que facilita a cedência de financiamento as cooperativas, visando eliminar paulatinamente a agricultura de subsistência, assim como as entidades competentes do governo da província na criação de condições necessárias para a formação dos camponeses no domínio da agricultura.



A cooperativa “Coanacang” opera num espaço de 285 hectares em produção e conta com 124 cooperadores, dos quais 73 homens e 51 mulheres.



Nesta quarta-feira beneficiou de um crédito de insumos agrícolas, no âmbito da campanha promovida pela UNACA em conjunto com parceiros sociais.



Angop