Governo Provincial do Bengo
Governo

Governador testemunha comemorações do XXV aniversário das FAA

O governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, vai participar na festa comemorativa do XXV aniversário da constituição das Forças Armadas Angolanas, a celebrar-se neste domingo, 9, no município do Ambriz.

O acto central alusivo ao vigésimo quinto aniversário da constituição das Forças armadas Angolanas, chefiadas pelo General de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, terá lugar na Escola de Fuzileiros Navais, na sede do município do Ambriz e será presidido pelo Ministro da Defesa Nacional, General João Lourenço.

Constam do programa das festividades entre outras actividades, a concentração das tropas em parada, a integração do estandarte nacional, o desfile das tropas e demonstrações militares.

Refira-se que as Forças Armadas Angolanas criadas a 9 de Outubro de 1991, data do término do primeiro curso de unificação de procedimentos, com a participação de generais e oficiais provenientes das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola - FAPLA e Forças Armadas de Libertação de Angola - FALA, resultado dos Acordos de Paz para Angola, celebrados em Bicesse, Portugal, a 31 de Maio de 1991.

As Forças Armadas Angolanas foram dirigidas inicialmente por um comando superior, formado pelos generais João Baptista de Matos e Abílio Camalata Numa. Sucederam no comando, depois de instituído o cargo de Chefe do Estado Maior General, João Batista de Matos, Armando da Cruz Neto, Fernando Nelumba Sanjar e Francisco Pereira Furtado.