Mensagem do Governador

  1. COMUNICADO DE IMPRENSA ALUSIVO AO 35º ANIVERSÁRIO DA PROVÍNCIA DO BENGO

    Bengo é uma unidade politico-administrativa nascida a luz do decreto-lei nº 03/80, de 26 de Abril. São passados 35 anos e desde então a Província do Bengo, no quadro da nova divisão territorial do nosso país afigura-se ser a mais jovem da República de Angola, surgida num contexto particularmente difícil.

    Hoje, em tempo de Paz, a Província do Bengo regista sinais de progresso e de desenvolvimento em todos os sectores com ganhos visíveis desde estradas, pontes, escolas, hospitais e postos médicos construídos e reabilitados em benefício das populações.

    Resultados preliminares do Censo Geral da População e Habitação do ano transacto, (2014), indicam que a população da Província do Bengo representa o menor número com um por cento da população residente em Angola, na sua maioria mulheres.

    Isto significa que dos 351. 575 Habitantes, 177. 217 são mulheres e 174. 362 homens na sua maioria camponeses distribuídos nos seis Municípios que conformam o território da Província do Bengo no quadro da Nova Divisão Administrativa, nomeadamente; Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.

    Do ponto de vista quantitativo, estes números são inferiores mas significativos qualitativamente pelo facto de na sua maioria da população ser jovem e com capacidade para contribuir nos mais variados sectores para o desenvolvimento da Província e tornar Bengo numa grande terra boa para se viver.

    A província do Bengo é rica pelos seus recursos hídricos e terras férteis, pelas suas culturas: agrícola, piscatória, pecuária, industrial e pelo universo de minérios e diversificado potencial turístico que fazem da Província do Bengo, uma porta aberta para investidores nacionais e estrangeiros.

    A tudo isto podemos agregar os valores histórico-culturais dos seus habitantes, maioritariamente jovens que em muito contribuíram para tornar Angola num País Livre e Independente que orgulha a todos nós.

    É neste contexto que o Executivo angolano liderado por Sua Exa. Engº José Eduardo dos Santos, tudo tem feito para dinamizar a economia e desenvolver o nosso país particularmente a nossa Província colocando na primeira linha, a juventude como um verdadeiro contribuinte do processo de Reconstrução Nacional e de desenvolvimento sustentável que os angolanos almejam.

    Inspirados no lema “Bengo- Na Senda do Desenvolvimento”, os esforços do Governo do Bengo, continuam assentes na reabilitação e construção das infra-estruturas rodoviárias, casas sociais para funcionários públicos e populares necessitados, recintos de recreação, desportivos e culturais destinados, sobretudo, à juventude a luz do Plano Provincial do Desenvolvimento 2013-2017.

    Nesta senda, destacam-se; o Estádio Municipal do Dande, o Cine-Caxito, entre muitas outras infra-estruturas construídas.

    Com a reabilitação do Estádio Municipal do Dande o desporto trouxe a maior alegria a juventude do Bengo. Este é mais um ganho da Paz que tem permitido, desde o princípio deste ano, albergar as emoções do futebol reflectidas na ascensão do Domant Futebol Clube de Bula Atumba na maior prova do futebol nacional, o “Girabola2015”. Um facto inédito na história da nossa jovem Província.

    A Província do Bengo redinamizou ainda, nos últimos tempos, a agricultura, fonte de sustento de muitas famílias, sendo hoje a maior produtora da Banana no País, e este ano, realiza a 4ª Edição da Feira da Banana de Produção Nacional, que já se tornou numa tradição e num orgulho nacional.

    O ensino superior é hoje um facto além da escola superior pedagógica e outras instituições do ensino privado. No próximo ano abrirá as portas no Caboxa a primeira grande maior infra-estrutura construída pelo Executivo na nossa Província.

    Estão em curso numerosas acções que vão conferindo dignidade com vista a resolução progressiva dos problemas das populações nomeadamente no que diz respeito ao acesso a água potável e a energia eléctrica.

    De modo a garantir um crescimento e desenvolvimento harmoniosos dos seus municípios o Governo da Província do Bengo, continuar a trabalhar no sentido de garantir o acesso por parte da população a água potável e energia e a muitos outros serviços públicos de índole social como a educação, saúde e lazer para a juventude.

    Na mesma senda o governo tem apoiado os camponeses organizados ou não em cooperativas e associações agrícolas para o aumento da produção assim como vem fomentando a distribuição de animais de pequeno porte no âmbito da segurança alimentar. Mais de setecentos animais foram distribuídos no âmbito deste programa.

    População do Bengo o Pais está a viver um facto que abalou a nação treze anos depois da conquista da paz. Trata-se da seita religiosa “ a Luz do Mundo”, é mau exemplo e, como disse o Presidente da República José Eduardo dos Santos, na sua mensagem de 20 de Abril dirigida a nação; “é uma ameaça a Paz e a Unidade Nacional”.

    Ao comemorarmos o 35º Aniversario da Província, o governo do Bengo exorta a população a permanecer vigilante denunciando tudo e todos aqueles que pretendem subverter a ordem e a tranquilidade dos angolanos.

    A Paz, o espírito de Reconciliação e de convivência na diferença faz dos angolanos ainda mais fortes e determinados a seguir o caminho da democracia, do progresso e desenvolvimento sociocultural e económico.

    A passagem de mais um aniversário da Província acontece num momento particularmente difícil do País no contexto económico e financeiro caracterizado pela baixa do preço do petróleo no mercado mundial, em finais de 2014, sendo este recurso que arrecada maior volume de receitas para o Orçamento Geral do Estado.

    O momento deve ser aproveitado por cada cidadão natural, amigo ou residente, independentemente de filiação partidária ou religiosa, para fazer uma profunda reflexão contribuindo nos esforços do Governo da Província de modo a criar as melhores condições e tornar Bengo num bom lugar para se viver.

Agenda de Eventos
Último Evento
Governo do Bengo reúne-se extraordinariamente
  • Início
    04
    ago.
    2015
    09:00
  • Fim
    04
    ago.
    2015
    11:00
 
 

2011 - Portal do Governo Provincial do Bengo - Copyright©